Categorias

Espectadores “vencem” Dark Souls através do Twitch

Depois do sucesso de Twitch Plays Pokémon, os usuários do serviço de transmissão de jogos resolveram ousar um desafio maior: o extremamente difícil Dark Souls. Nesta semana, eles conseguiram “vencer” o jogo.

O sistema do Twitch Plays transforma comandos de chat no serviço em instruções para serem executadas dentro do jogo transmitido. Foi assim que os espectadores venceram um jogo de Pokémon no ano passado, apesar do caos.

O método, que funciona com fartas doses de boa vontade em jogos com combates por turnos e menus, obviamente não foi desenvolvido para títulos com ação em tempo real. Muito menos quando o jogo em questão é um dos mais punitivos da década, com tolerância zero para falhas do jogador. Depois de vários dias tentando, a comunidade de espectadores não conseguiu avançar o equivalente a dois minutos dentro de Dark Souls.

A brincadeira poderia ter parado por ali, mas foi implementada uma trapaça que permite pausar a ação do jogo a cada tantos segundos. Desta forma, os “jogadores” poderiam avaliar o cenário e votar as ações a serem executadas dentro do jogo. Em outras palavras, não era mais Dark Souls, mas um título por turnos.

Ainda assim, foram necessários 43 dias, 8 horas, 13 minutos e 49 segundos para que o Twitch vencesse Dark Souls.Confira o vídeo da batalha final (com as pausas editadas):

Todo esse esforço coletivo prova que a teimosia humana (e um toque de malícia) não tem limites. Outra prova é que o desafio não parou por aí e agora o Twitch já está jogando Dark Souls II. Com o mesmo sistema, porque ninguém é de ferro.