Categorias

“Espectros” digitais revelam mundo invisível de redes sem fio

Já se perguntou como seria poder ver uma rede wi-fi? Sim, ver. A curiosidade tomou conta de Luis Hernan e, em um projeto chamado de “Digital Ethereal”, o artista e pesquisador da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, tornou visível o invisível – revelando em vermelho, amarelo, verde e azul o sinal Wi-Fi ao seu redor.

Para o projeto, Hernan criou um dispositivo chamado Kirlian, nomeado em homenagem ao inventor russo Semyon Davidovich Kirlian, que descobriu uma técnica para fotografar descargas elétricas, geralmente invisíveis a olho nu.

_75000528_75000527

“Da mesma forma [que fantasmas], [as redes] passam por um processo de comprovação gradual para tornarem-se temporariamente disponíveis à percepção”, escreveu o pesquisador em seu site.

kirlian

Basicamente, o Kirlian mede as propriedades de sinais Wi-Fi em sua vizinhança imediata, e mostra uma cor, indo do vermelho ao azul. Vermelho demonstra um sinal forte, e azul o mais fraco. Enquanto se move por um espaço com o dispositivo nas mãos, Hernan usa fotografia de longa exposição para revelar “fantasmas” Wi-Fi, que ele chama de “espectros sem fio”.

_74998085_74998084

“O aparelho é movido através do espaço, o qual é, então, registado em uma fotografia de longa exposição” explicou Hernan ao Discovery.