Categorias

Estados Unidos confirma guerra eletrônica contra o ISIS

A guerra contra o ISIS não está mais restrita aos campos de batalha físicos e os Estados Unidos confirmou à imprensa que está realizando ataques cibernéticos contra a infraestrutura do grupo terrorista.

Em entrevista à jornalistas, o secretário de defesa americano, Robert Work, declarou: “Nós estamos lançando cyberbombas. Nós nunca fizemos isso antes”.

De acordo com o jornal The New York Times, o Cyber Command, divisão de guerra eletrônica das Forças Armadas americanas, está realizando uma campanha militar com o objetivo de desativar as operações de financiamento, recrutamento e comunicações do ISIS. Representantes do governo também acreditam que a divulgação do ataque cibernético possa incutir a dúvida sobre a segurança de suas informações entre integrantes do grupo radical.

O Cyber Command é especializado em táticas de invasão e defesa de sistemas eletrônicos e, até o momento, utilizou sua experiência para prevenir e retaliar ataques similares praticados por países como China, Coreia do Norte, Irã e China.

A partir de agora, a divisão está engajada na luta contra o ISIS e já teria plantado “implantes” nas redes controladas pela organização extremista, para estudar o comportamento online de suas operações. A médio prazo, serão iniciadas sabotagens como a introdução de dados falsos que prejudiquem as ações militares do grupo ou desvio de transferências financeiras que seriam utilizadas para equipar seus integrantes.