Minecraft
Categorias

Estudante constroi um HD funcional no Minecraft

Cody Littley, um estudante da Universidade do Texas, em Austin, conseguiu realizar algo fantástico através da criação do sueco Markus “Notch” Persson. Ele conseguiu criar um HD de 1KB totalmente funcional dentro do jogo da Mojang. O projeto é realmente impressionante.

Littley utilizou uma versão vanilla do sandbox da Mojang, ou seja, nada de mods nem tampouco ferramentas para a automação de tarefas. Ele construiu seu disco rígido bloco por bloco, e diz que construiu apenas por construir. Pelo prazer de construir, podemos supor.

Quando construí o dispositivo, eu não tinha nada em mente que eu quisesse guardar nele. Eu construí por causa do desafio“, disse Littley.

É realmente surpreendente o quão criativos são alguns jogadores de Minecraft. Mais surpreendentes ainda talvez sejam suas criações. Minecraft é um jogo que permite que todos deem asas à imaginação, principalmente no modo criativo. Construções fantásticas vez ou outra são noticiadas e chegam a fazer bastante alarde, como o recente caso da recriação da Dinamarca (tristemente vandalizada, pouco depois).

Minecraft HD 1KB

Existem outras criações espetaculares, claro. Projetos ainda em andamento, como por exemplo a recriação do Episódio IV de Star Wars e Westeroscraft, projeto que visa a recriação de Westeros, da também genial obra de George R. R. Martin.

Até o Castlevania original foi recriado, veja bem, além da cidade submersa de Rapture, da obra prima BioShock (não podemos nos esquecer também da impressora 3D já criada em Minecraft, claro). São inúmeros os exemplos, basta pesquisarmos.

E o HD de Cody Littley vem se juntar à já enorme quantidade de criações fantásticas de jogadores que utilizam o game com outras finalidades além de simplesmente jogar. Para dar vida a coisas que pululam em suas mentes, talvez, que tentam escapar de qualquer forma. Este tipo de jogador certamente encontra no título da Mojang um ambiente e ferramentas mais do que propícios.

Obviamente, da mesma forma que outras criações, este hard drive está restrito ao mundo de Minecraft. Ao mundo de seu criador, gerado de forma procedural. Mas ali dentro ele é totalmente funcional, ainda que não exista nenhuma utilidade realmente prática para ele.

Como foi criado o HD de 1KB em Minecraft

Littley menciona que seu projeto depende bastante das redstones, um tipo de bloco capaz de transmitir uma substância existente no jogo chamada “red stone dust” (ou “poeira de pedra vermelha”). Ele percebeu que as redstones transmitem apenas através de blocos opacos, e não através de blocos transparentes. Ou seja, o fluxo de “red stone dust” passa somente através de blocos opacos.

O esperto fabricante de HDs virtuais então conseguiu criar uma espécie de máquina binária, utilizando pistões virtuais para a manipulação dos blocos, dependendo se era um “1” ou um “0” (zero) que precisava ser transmitido. Ele então foi ligando vários desses mecanismos. Ele os fez trabalhar em conjunto, até chegar ao ponto em que era possível armazenar dados.

Minecraft HD 1KB

Obviamente, mesmo a utilização deste HD virtual, dentro de Minecraft, é um pouco complicada. Cada byte deve ser inserido manualmente, e o HD demora entre 6 a 7 minutos para localizar a informação que o usuário deseja.

Teste o HD virtual

O arquivo com o mundo de Littley foi disponibilizado através do Google Drive, portanto, você pode testá-lo, se desejar.

Finalizando

Minecraft é realmente um jogo fantástico. Um jogo capaz de fazer com que adultos e crianças “percam” horas, dias, meses, tentando criar coisas as mais diversas. Elementos que podem até mesmo sofrerem atualizações depois de prontos. O título vem sendo até mesmo utilizado na educação, e os jogadores parecem não se preocupar com o fator “tempo” quando se trata de construir.

Você pode conferir mais imagens do HD funcional criado no Minecraft no imgur.