Ao contrário daquela imagem preconceituosa do “nerd sem amigos”, um estudo acadêmico comprovou que jogadores online não são pessoas solitárias e os jogos funcionariam como um complemento de suas vidas sociais.
O estudo foi realizado em conjunto pelas universidades North Carolina State University, York University e o University of Ontario Institute of Technology, acompanhando mais de 20 eventos de jogos no Canadá e na Inglaterra. Foram selecionados 378 jogadores para participar de uma pesquisa profunda, com ênfase em jogadores de MMORPGs.
O objetivo da pesquisa era identificar como esses indivíduos se comunicavam dentro e fora do mundo dos jogos. E descobriram que o mito do “jogador solitário” é a exceção, não a regra, que os jogos não eliminam as interações sociais e, muito pelo contrário, jogadores, em sua maioria são pessoas altamente sociáveis.
“Isso é verdade independente de quais jogos os jogadores estejam jogando ou se o seu comportamento dentro do jogo é altruísta. Por exemplo, um jogador pode ser implacável no jogo e ainda assim socializar normalmente offline“, realçou o Dr. Nick Taylor, líder do projeto de pesquisa.
O estudo de 17 páginas está disponível na íntegra na Internet (PDF).