Categorias

Estudo revela guerras secretas de bots na Wikipedia

Sem que ninguém perceba, a Wikipedia é campo de batalha para conflitos que podem durar anos: guerras secretas entre bots de edição.

Um levantamento realizado pelo Instituto Oxford de Internet constatou que acontecer embates colossais entre os programas sem a intervenção humana, na medida em que crescem o volume de artigos e o número de programas automatizados.

“As brigas entre bots podem ser mais persistentes do que aquelas que acontecem entre pessoas”, revelou Taha Yasseri, um dos responsáveis pela pesquisa. “Humanos geralmente se acalmam depois de alguns dias, mas bots podem continuar por anos”. Esses algoritmos alteram o conteúdo da Wikipedia seguindo determinados parâmetros que podem entrar em conflito com os parâmetros de outros bots, que ficam editando e reeditando o mesmo conteúdo até que um dos dois seja desativado ou banido pelos administradores da biblioteca digital.

Segundo o estudo, os tópicos mais controversos e campo de batalha para mais lutas entre bots são sobre o ex-presidente do Paquistão Pakistan Pervez Musharraf, a linguagem Árabe, o físico Niels Bohr e, ironicamente ou não, o ator Arnold Schwarzenegger, famoso no cinema justamente por seu papel como o robô da franquia O Exterminador do Futuro.

terminator-genisys-arnold-schwarzenegger-625x350

Mas o pesquisador cita como exemplo também artigos relacionados a zonas geográficas disputadas por dois países: ambos os lados empregam bots que mudam o nome da região na Wikipedia de acordo com seu interesse e os programas reproduzem online o conflito que acontece diplomaticamente na vida real.

Uma dessas guerras secretas aconteceu durante dois anos entre um bot chamado Tachikoma (em homenagem a uma Inteligência Artificial na série japonesa Ghost in the Shell) e um outro programa chamado Russbot. Os dois sistemas desfizeram milhares de alterações um do outro em mais de 3000 artigos diferentes, de tópicos que variavam da campanha presidencial de Hillary Clinton em 2008 até dados do censo do Reino Unido.

Outra batalha, que se estendeu por todo o ano de 2009 e terminou apenas em 2010 foi disputada Xqbot e Darknessbot, que brigaram por 3.629 artigos da Wikipedia. Xqbot desfez mais de 2.000 edições realizadas por seu rival, que retaliou desfazendo mais de 1.700 edições do outro. As lutas se estenderam de artigos relacionados a Alexandre, O Grande até o time de futebol Aston Villa.