Categorias

Ex-CEO do Opera lança novo navegador chamado Vivaldi

Um novo ano e uma nova tendência dentro do mundo de tecnologia: Depois da Microsoft anunciar o lançamento do navegador Spartan, parece que temos outros interessados no mercado: O ex-CEO do Opera acaba de lançar o Vivaldi.

O projeto foi iniciado pelo ex-CEO e co-fundador do Opera, Jon von Tetzchner. Depois de deixar o navegador em 2011, fundou Tetzchner Vivaldi em dezembro de 2013.

O novo browser, que está disponível para Windows, Mac e Linux, tem como estratégia ganhar usuários leais de versões antigas do Opera: Ele apresenta uma série de recursos antigos do navegador, incluindo suporte para navegação com gestos do mouse e a interface de “discagem rápida”, que mostra suas páginas favoritas na nova aba.vivaldi-navegador-do-ex-ceo-opera

Segundo Tatsuki, co-fundador da Vivaldi, o Opera costumava oferecer “muitas características únicas poderosas”, mas agora tem “um produto mais simples”: “Sabemos que ainda há milhões de pessoas lá fora que estão usando uma versão antiga do Opera”, explicou.

Embora queira ganhar antigos usuários, o Vivaldi também tem alguns novos truques. Várias guias podem ser combinadas em uma para facilitar a navegação de sites relacionados. Por exemplo, se você estava fazendo uma pesquisa, pode agrupar todas as guias sobre o assunto em uma só para economizar espaço.

Outra característica permite fazer anotações no navegador, junto de screenshots.

Vivaldi está usando o motor de renderização Chromium (Blink), encontrado hoje no Chrome, mas ele é quase inteiramente construído usando tecnologias de web modernas, incluindo React, Node.js e uma série de módulos Node.

“Nós sentimos que há uma necessidade de um navegador mais poderoso para as pessoas que querem mais de seus navegadores”, disse Tatsuki.

Vivaldi está disponível como uma preview técnica para Windows, Mac ou Linux hoje. Mas a empresa garante que tem mais novidades chegando.

Vivaldi