Categorias

Executivo da Microsoft garante: uma versão do Windows vai morrer

Julie Larson-Green, Vice-Presidente de Dispositivos e Serviços da Microsoft, afirmou que a empresa irá descontinuar pelo menos uma das três versões do Windows para dispositivos móveis. ‘Nós temos o Windows Phone OS, nós temos o Windows RT e nós temos o Windows completo. Nós não iremos continuar tendo três.”, declarou.

A executiva também criticou o Windows RT, por não oferecer as mesmas possibilidades que o usuário espera de um Windows. “Nós não deveríamos tê-lo chamado de Windows”, admitiu durante a UBS Global Technology Summit, na semana passada.

Atualmente, a Microsoft disponibiliza o bom e velho Windows para alguns PCs e tablets, Windows RT, uma versão baseada em ARM, para outros PCs e tablets, e o Windows Phone OS exclusivo para os Windows Phones. Esta divisão bate de frente com a proposta original de Steve Ballmer, de “uma Microsoft, todo o tempo”, que tinha como meta oferecer uma experiência unificada para uma ampla gama de aparelhos.

Em Setembro passado, Terry Myerson, responsável pela divisão Windows da empresa, já havia afirmado que “nós deveríamos ter uma única interface para todos os dispositivos, nós deveríamos ter um único conjunto de APIs de desenvolvimento em todos os dispositivos”. O objetivo final desta estratégia seria trazer para os usuários os mesmos aplicativos disponíveis, não importando a plataforma.