Categorias

Executivos do Vale do Silício escrevem carta aberta contra lei anti-LGBT em estado americano

Mais de 80 executivos de grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos se uniram para assinar uma carta aberta para o governador da Carolina do Norte.

O objetivo da carta é manifestar oposição a uma lei aprovada na semana passada e vista por especialistas e pela comunidade LGBT como discriminatória e abusiva.

A lei conhecida como House Bill 2  barra o uso de banheiros e vestiários por transgêneros, que devem obrigatoriamente usar os espaços destinados ao seu sexo de nascimento e não ao de identidade de gênero. A lei também se sobrepõe à lei específica de cada município e, graças à forma como foi redigida, também impede que cada município estabeleça qualquer política anti-discriminatória a nível local, o que viola o princípio da autonomia das municipalidades.

Durante a sessão legislativa que aprovou a House Bill 2, houve protesto por parte de membros do Partido Democrata, contrários à proposta. Para o Senador Dan Blue, “isso é uma afronta direta à igualdade, aos direitos civis e a autonomia local”.

Na carta aberta assinada por empresários do ramo da tecnologia e endereçada ao governador do estado, fica estabelecido que “essa não é uma lei que reflita os valores de nossas empresas, de nosso país ou mesmo da esmagadora maioria dos moradores da Carolina do Norte”.

E continua: “nós estamos desapontados com sua decisão de assinar essa legislação discriminatória e torná-la lei. A comunidade de negócios, de longa data, vem insistentemente comunicado aos legisladores de todos os níveis que tais leis são ruins para nossos empregados e ruins para os negócios”.

Com apenas três parágrafos de texto, a carta aberta (PDF) traz mais de duas páginas de assinaturas de nomes como Tim Cook, Jack Dorsey, Mark Zuckerberg, Sundar Pichai, Marissa Mayer e outras figuras relevantes do Vale do Silício e da indústria da tecnologia.