Categorias

Experimente a nova página do Google

Novo visual da homepage do Google
Depois de mais de cinco anos com a mesma aparência da página inicial, o Google seguiu os passos da Microsoft e investiu no visual da sua página principal, além de adicionar alguns recursos que facilitam as buscas na web.

O novo modelo de página ainda está em fase de testes, mas já é possível acessá-la por meio de um código especial.

Para isso, basta abrir a página inicial do Google americano, copiar o código abaixo, colar na barra de endereços do seu navegador (substituindo o ‘https://www.google.com’), pressionar “Enter” e atualizar a página com F5.

javascript:void(document.cookie=”PREF=ID=
20b6e4c2f44943bb:U=4bf292d46faad806:TM=
1249677602:LM=1257919388:S=
odm0Ys-53ZueXfZG;path=/; domain=.google.com”);

Em alguns casos, ao atualizar, o usuário é redirecionado à página de seu país de origem. Caso a página não mude, é preciso acessar novamente a versão em inglês.

Melhorias na interface
Os novos recursos gráficos melhoram a organização e proporcionam mais conforto aos usuários. A caixa de buscas, redesenhada, agora exibe o texto destacado em negrito, com tamanho maior.

A nova página inicial recebeu um logotipo e botões novos. A função de sugestões de buscas recebeu botões integrados para realizar a pesquisa, que aparecem junto com a lista de termos.

O menu esquerdo, com opções de buscas em outros serviços do Google, filtros de resultados e ferramentas, passa a ficar sempre visível na página de resultado de buscas.

Além das melhorias no logotipo, novos ícones para as opções e botões coloridos, são listadas também funções adicionais, como mapas, imagens e compras, além dos termos relacionados, que aparecem automaticamente no menu lateral.

Outra grande novidade é uma melhoria no resultado que, em alguns casos, lista primeiro a informação e depois os links para os sites. Ao pesquisar o termo “Dow Jones”, por exemplo, são exibidos um gráfico e dados sobre a bolsa de valores, com os principais sites sobre finanças, seguidos pelos resultados tradicionais.

11 anos de buscas
Em 2009, o sistema de buscas do Google completa 11 anos de presença na internet. A primeira versão foi hospedada na Universidade de Stanford, na California, Estados Unidos, e passou a integrar a web no dia 2 de dezembro de 1998.

Desde então, a interface do site já passou por inúmeras mudanças. Uma das tradições populares é o esquema dos doodles, variações do logo oficial da empresa, que são publicadas em datas comemorativas.

Com informações de IDG Now.