Categorias

ExtraTorrent encerra atividades

Com a exceção do The Pirate Bay, aparentemente inexpugnável, sites de Torrent são uma espécie em extinção: na semana passada foi a vez do ExtraTorrent fechar as portas.

O serviço era o segundo maior do gênero na internet em popularidade, perdendo apenas, é claro, para o The Pirate Bay.

Apesar do sucesso e do grande volume de arquivos indexados em seu sistema, o ExtraTorrent encerrou suas atividades. Como costuma acontecer nesses momentos, não foi oferecida nenhuma explicação oficial para a decisão e todos os endereços de acesso ao site agora redirecionam para a mesma mensagem: “ExtraTorrent foi desativado permanentemente. ExtraTorrent com todos os seus espelhos saiu do ar. Nós permanentemente apagamos todos os dados. Afaste-se de falsos sites ExtraTorrent  e clones”.

Seus criadores também agradeceram à comunidade de usuários: “Valeu para todos os apoiadores do ET e a comunidade torrent. ET era um lugar para se estar…”. Com essa nota, o site se junta ao mesmo destino do Torrentz e do KickassTorrents, igualmente populares e fechados no ano passado, assim como outros serviços menores que oferecem índices e busca de arquivos para compartilhamento.

Embora não tenha sido publicada uma justificativa oficial para o fechamento do ExtraTorrent, especula-se que as recentes investidas das autoridades que combatem a disseminação de pirataria tenham tido um impacto na decisão. Em Março deste ano, o site chegou a perder seu domínio principal, desativado pela empresa de registro de domínios. Embora o controle do domínio tenha sido restabelecido, o revés pode ter sido mais desestimulante do que se imaginava para seus proprietários.