Categorias

Facebook agora terá de permitir que alemães usem nomes falsos

Se você quiser usar um apelido no Facebook e não seu nome verdadeiro, então parece que a Alemanha é onde você quer estar. A autoridade de proteção de dados de Hamburgo, que regula o Facebook no país, disse que o serviço não pode forçar alemães a usarem seus nomes reais em seus perfis.

A ordem alemã vem depois que uma mulher reclamou para a autoridade de proteção que o Facebook tinha bloqueado sua conta por usar um pseudônimo, solicitou uma cópia de sua identidade e ainda mudou seu nome de usuário sem ela concordar.

Por causa do incidente, o Facebook também está proibido de pedir aos cidadãos alemães que forneçam uma identificação oficial, pois isso viola seus direitos de privacidade.

facebook-inteligencia-artificial

O Facebook disse que estava desapontado com a ordem: “O uso de nomes autênticos no Facebook protege a privacidade e segurança, garantindo que as pessoas saibam com quem estão compartilhando e se conectando”, disse um porta-voz da empresa.

A Reuters também está relatando que, como os escritórios europeus do Facebook estão na Irlanda, a empresa acha que as leis irlandesas devem governar o seu serviço. Obviamente, a autoridade de proteção de dados de Hamburgo rejeitou o pedido.