O polêmico recurso Graphic Search, do Facebook, está sendo gradativamente disponibilizado a partir de hoje para “várias centenas de milhões de usuários”, segundo a rede social. O recurso é lançado para o público após seis meses de testes.
A versão beta do recurso foi lnaçada em janeiro. Na epoca, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, descreveu o produto como uma forma totalmente de busca na web.
– A busca na web é desenvolvida para pegar qualquer pergunta e resultar em links que podem fornecer as respostas. O Graph Search foi desenhado para pegar uma pergunta precisa e retornar uma resposta, ao invés de links que podem solucionar ou não a sua questão – afirmou.
O Facebook apresentou alguns exemplo interessantes de busca, como “amigos que gostam de Harry Potter e Star Wars”, mas os usuários descobriram algumas formas mais bem humoradas para utilizar a ferramenta, através de uma página no Tumblr que sugere pesquisas como “empregadores de pessoas que são favoráveis ao racismo”.
Apesar das propostas engraçadas, a página toca na questão da privacidade que causou polêmica com o produto, que certamente vai aumentar quando o recurso ficar disponível para um número maior de usuários. A Graph Search significa que os usuários do Facebook possuem acesso mais fácil a conteúdos mais antigos, e faz com que as configurações de privacidade se tornem muito mais importantes se você não quer fotos antigas ou seus contatos públicos espalhados pela rede.
O Graph Search é uma ferramenta importante para o Facebook, enquanto a rede se prepara para vender propaganda, mas a empresa já teve uma aproximação conservadora para monetização do negócio, e ainda está para anunciar a versão mobile do recurso. Apesar de tudo, o Graph Search é apenas uma faceta do que o Facebook está preparando para organizar melhor os dados gerados por seus mais de 1 bilhão de usuários.