O Facebook informou que fez uma atualização no algorítimo do Feed de Notícias, buscando melhorar a qualidade do conteúdo das páginas com que o usuário se relaciona. Para isso, a rede social realizou uma pesquisa com os usuários, para entender os fatores que determinam a qualidade de um post.
A pesquisa perguntou aos usuários questões como a relevância do conteúdo, confiabilidade da fonte, desejo de compartilhar o conteúdo com os amigos e se o usuário reclamaria caso visse aquele conteúdo em seu feed. A partir dos resultados obtidos, o Facebook utilizou as informações para montar um novo sistema de aprendizado, que visa detectar conteúdo definido como de alta qualidade.
“O sistema usa mil diferentes fatores, como a frequência com que o conteúdo de uma certa página é relatado como de baixa qualidade (por exemplo, escondendo uma publicação), o quão completa a perfil da página é e o quanto da base de fãs de uma página se sobrepõe a base de uma página conhecida como de alta qualidade”, segundo consta em um post no blog do Facebook, que apresenta o novo recurso.
No início do mês, o Facebook anunciou que faria uma mudança no algorítimo do feed. A mudança prometia melhorar a forma como os posts mais antigos voltam a aparecer no feed. A empresa também disse que iria explicar e detalhar como esse sistema funciona.