Categorias

Facebook baniu 14 mil contas em um único mês por conteúdo sexual ilegal

O Facebook tem motivos de sobra para ter convocado uma nova legião de moderadores: somente em Janeiro desde ano, mais de 14 mil contas foram banidas da rede social por conteúdo sexual ilegal.

Segundo reportagem do jornal The Guardian, ao todo foram 55 mil casos investigados de chantagem, pornô de vingança e até 33 situações envolvendo menores de idade.

Os dados foram vazados por fontes internas para o jornal e não são oficiais, mas traçam um panorama sinistro do que acontece nos porões mais obscuros da rede social com mais usuários de toda a História. Embora as informações não indiquem detalhes de nenhum caso específico, os números falam por si só e a opinião de especialistas é que o volume de abusos sexuais cometidos através do Facebook pode ser muito maior, uma vez que a equipe de moderação só é acionada após denúncias de usuários.

De acordo com as fontes consultadas, a política de uso do Facebook para conteúdo erótico é uma das mais complicadas de se aplicar entre os moderadores. Existem limites que podem ser cruzados entre adultos, de forma consensual, que não podem ser alvo de sanções, mas as definições do que é aceitável ou inaceitável são ambíguas e podem levar a avaliações equivocadas. O trabalho dos moderadores é complementado por análise por software de imagens, mas mesmo os algoritmos costumam ser imprecisos.

O Facebook se recusou a comentar sobre os números disponíveis no relatório obtido pelo jornal, mas Monika Bickert, diretora de gerenciamento de política global da empresa, declarou que “nós constantemente revisamos e aperfeiçoamos nossas políticas”. Sobre o a questão do conteúdo de cunho sexual, ela confirmou que “essas são áreas complexas‎, mas nós estamos determinados a fazer isso direito”.