Categorias

Facebook bloqueia bloqueio de bloquei…

A batalha dos bloqueadores se intensifica: horas depois do Adblock Plus ter divulgado uma forma de contornar o bloqueio de bloqueadores de anúncios do Facebook, a rede social neutralizou a manobra.

Segundo um dos engenheiros responsáveis pelo Facebook, truque do Adblock Plus estava afetando postagens legítimas de usuários e a rede social precisou agir rapidamente.

“Nós estamos desapontados que empresas de bloqueio de anúncios estejam punindo pessoas no Facebook na medida em que essas novas tentativas não apenas bloqueiam anúncios mas também postagens de amigos e Páginas. Essa não é uma boa experiência para as pessoas”, afirmou o Facebook em um comunicado enviado à imprensa. Ainda de acordo com a nota oficial, “bloqueadores de anúncios são instrumentos imprecisos, e é por isso que nós estamos focando em construir ferramentas como as preferências de anúncios que colocam o controle nas mãos das pessoas”.

A polêmica começou na terça-feira, quando o Facebook anunciou que estaria adaptando o formato da publicidade na rede social para ser indistinguível tecnicamente de conteúdo gerado por usuários. Na teoria, o código HTML deveria ser tão similar que bloqueadores de anúncio não deveriam ser capazes de identificar o que bloquear.

Foi o estopim para o Adblock Plus, o mais popular programa de bloqueios de anúncios, estudar uma forma de sabotar o bloqueio de bloqueadores criado pelo Facebook. Fazendo o que eles chamam de “jogo de gato e rato”, seus desenvolvedores lançaram ontem uma solução alternativa para bloquear o bloqueio dos bloqueadores da rede social.

Confuso? Piorou horas depois, quando o Facebook anunciou que fechou a brecha utilizada pelo Adblock Plus, literalmente bloqueando o bloqueio do bloqueio dos bloqueadores de anúncio. A mudança está sendo distribuída gradativamente para os servidores da rede social e deve estar ativa em breve em escala global.