Categorias

Facebook caiu na malha fina da Receita americana?

Depois do Google, da Microsoft e da Apple serem investigados por evasão de impostos nos Estados Unidos e na Europa, agora é a vez do Facebook também cair na malha fina da Receita…

Autoridades do governo norte-americano estão investigando propriedades e declarações da rede social relacionadas à Irlanda, o paraíso fiscal preferido das empresas de tecnologia.

Há suspeita de que o Facebook tenha omitido alguns bilhões de dólares em transferências realizadas para a Irlanda e estaria consequentemente devendo tributos ao Tesouro dos Estados Unidos. O caso sendo investigado está relacionado à atividades da empresa realizadas em 2010, mas o tema só veio à tona agora através de uma reportagem publicada no site Law.com, especializado em direito e tributos.

Em um comunicado enviado à imprensa, o Facebook repetiu o mesmo discurso utilizado por todas as outras empresas investigadas: “o Facebook obedece a todas as regras e regulamentos aplicáveis nos países onde nós operamos”.

Na opinião de especialistas, o Facebook, de fato, não está infringindo leis, mas praticando as mesmas estratégias de outras empresas de tecnologia, creditando boa parte do seu faturamento assim como propriedades à sua filial na Irlanda, onde os encargos tributários são bem inferiores aos praticados no restante do continente europeu ou nos Estados Unidos. Essa contabilidade ainda passa por diversas afiliadas e empresas-mãe, nas Bermudas e na Holanda, em um caminho tortuoso para se minimizar o pagamento de impostos.