Categorias

Facebook começa a alertar sobre notícias falsas

Depois de muita especulação e atraso, o Facebook finalmente começou a tomar providências mais diretas sobre a proliferação de notícias falsas na linha do tempo dos seus usuários.

Usuários da rede social nos Estados Unidos já estão visualizando um alerta logo abaixo de conteúdo publicado, informando que a veracidade dos fatos é controversa.

A novidade havia sido testada na Alemanha inicialmente, em Janeiro, mas agora já está sendo estendida para outros países, ainda que não haja um cronograma de distribuição claro ou previsão para um lançamento global. A disponibilidade do serviço depende de parcerias com entidades e serviços locais, que checam as informações e atestam sua legitimidade. Nos Estados Unidos, os usuários estão sendo avisados com links para serviços conhecidos especializados em desmontar boatos, como o Snopes, ou de agências de notícias sérias.

fake-news

O mesmo mecanismo é ativado quando se tenta compartilhar conteúdo questionável, mas a decisão final continua nas mãos do usuário. Uma caixa de mensagem é exibida na tela de criação de postagens, informando que a notícia possivelmente é falsa, com link para uma descrição da nova política de combate do Facebook. O usuário pode optar por não publicar o conteúdo ou postar assim mesmo. Caso a postagem seja publicada, ela será exibida na linha do tempo com o alerta de veracidade duvidosa.