Categorias

Facebook cria Inteligência Artificial para analisar tudo aquilo que você escreve

O Facebook anunciou nessa quarta-feira a criação de uma Inteligência Artificial que será capaz de analisar e interpretar tudo aquilo que os usuários escrevem na rede social.

Batizado de DeepText, a ferramenta de aprendizado profundo baseado em texto pode ler suas postagens e descobrir o assunto, para adaptar o Facebook de acordo com o que está sendo produzido.

Desta forma, seria possível filtrar com mais eficiência mensagens de spam ou phishing, mas o algoritmo também poderá identificar conteúdo relevante e posicioná-lo em sua rede de amigos de acordo com o interesse que cada um revelou anteriormente. O tema de cada texto passaria a ser um dos componentes de classificação de relevância: assim, uma postagem sobre basquete, por exemplo, teria um alcance maior entre aqueles usuários que a rede social sabe que curtem o esporte.

Os desenvolvedores do Facebook não medem esforços e garantem que DeepText será capaz de analisar conteúdo textual com nível de fidelidade quase humana na velocidade de milhares de postagens por segundo, em até 20 idiomas diferentes.

“A comunidade do Facebook é verdadeiramente global, então é importante para o DeepText compreender tantas linguagens quanto possível. Técnicas tradicionais de aprendizado de máquina exigem uma extensiva lógica pré-processada construída de engenharia intrincada e conhecimento de linguagem(…) Com aprendizado profundo, nós podemos reduzir a necessidade de conhecimento dependente de linguagem, na medida em que o sistema pode aprender do texto com pouco ou nenhum processamento prévio”, explica o comunicado oficial.

No momento, o DeepText já está sendo testado no Facebook Messenger. Com ele é possível, por exemplo, quando o usuário está interessado em realizar uma venda ou chamar um táxi e oferecer para ele as ferramentas adequadas, dentro da plataforma do Facebook, para que ele complete essa ação com a melhor experiência possível. Confira o vídeo explicativo:

DeepTextPublicado por Facebook Engineering em Quarta, 1 de junho de 2016

Para os desenvolvedores, “DeepText tem o potencial de aperfeiçoar as experiências do Facebook ao compreender melhor as postagens para extrair intenção, sentimentos e entidades (como pessoas, lugares, eventos), utilizando sinais de conteúdo misturados como texto e imagens e automatizando a remoção de conteúdo questionável como spam”.