Parece piada, mas é sério: o Facebook realizou uma pesquisa entre os usuários americanos e descobriu que o “LOL” está morrendo.
Para quem não manja da sigla, o termo significa “laughing out loud” (ou simplesmente “rindo alto”, em bom Português) e era abreviado nos tempos em que a conexão era bem lenta e a conversa bem rápida.
Mas a nova geração de internautas não quer saber ou não conhece o “LOL”. Apenas 1,9% dos usuários do Facebook ainda usam o termo quando querem expressar que estão rindo. A maioria absoluta, mais de 51% dos frequentadores da rede social, utiliza “haha” e suas múltiplas variações (“hahaha”, “haHAHaha” etc) para demonstrar sua gargalhada.
Em segundo lugar, os onipresentes emojis vem subindo na preferência, pegando 33,7% dos usuários. Até o ambíguo “hehe” é bem mais popular que o velho “LOL” e cativa 13,1% das pessoas que usam o Facebook regularmente.
A pesquisa foi realizada por pura curiosidade dos engenheiros do Facebook, em resposta a um artigo publicado na revista The New Yorker. Na matéria, a autora declarava que o riso varia de idade para idade e de gênero para gênero. De posse do maior acervo de comunicações pessoais da História, os pesquisadores do Facebook foram comprovar a teoria contra uma base de dados de proporção astronômica.
Mais preocupante que o fim do “LOL” foi o dado levantado de que quase metade das pessoas dá somente uma risada no Facebook por semana e que 85% dos usuários riem menos de cinco vezes por semana. Mais detalhes e gráficos da pesquisa completa podem ser encontrados na página oficial do centro de pesquisa da rede social.
Mas e se essa pesquisa fosse realizada no Brasil? Quem venceria? O “kkk” ou o “rsrsrs”? Será que ainda tem algum usuário do “LOL” por aí?