Categorias

Facebook e Google lançam projetos de portabilidade de dados

Novos projetos nas redes sociais
O Google e o Facebook anunciaram separadamente o lançamento de seus respectivos programas de portabilidade de dados nesta quinta-feira (04/12).

O Google Friend Connect e o Facebook Connect foram criados para estender as funcionalidades das redes sociais para além dos seus limites.

Isto significa que será possível que usuários apelem para contas de ambos os serviços para se autenticar em outros serviços. Dessa maneira, não é necessário criar uma conta para cada site que exige uma, reduzindo o número de nomes de usuário e senhas.

O Data Availability, criado pelo MySpace, tem missão similar.

Os programas pretendem também permitir que usuários levem para outros sites seus conteúdos inseridos nas redes dos três serviços, como informações de perfl, fotos, notas, listas de contatos e outros.

No anúncio, o Google afirmou que as funções sociais inerentes ao Friend Connect podem ser adicionadas a qualquer site pela cópia de trechos de código pelo webmaster responsável pelo serviço.

Para acessar as funções do Friend Connect em um site, será possível se autenticar usando não apenas dados do Google, mas também do Yahoo, da AOL e do padrão aberto da indústria OpenID, afirmou o Google.

Enquanto isso, o Facebook pediu que seus usuários entrassem em contato com seus sites preferidos e os incentivasse a implementar o Facebook Connect, que já está funcionando em serviços como o The Forum, da CNN, o The Insider, da CBS, e o CitySearch.

Ainda que não haja uma previsão de penetração em massa das ferramentas de portabilidade, questões importantes de tecnologia e privacidade rondam o conceito.

Dias após o anúncio oficial de seus programas de portabilidade de dados em maio, Google e Facebook cortaram qualquer tipo de interação entre suas próprias tecnologias.

O Facebook bloqueou o Friend Connect de acessar dados de seus membros, afirmando que o programa do Google viola seus termos de serviço ao redistribuir informações de usuários para desenvolvedores sem a consciência dos membros.

Com informações de IDGNow.