O Facebook acaba de anunciar novos termos para impedir que usuários vendam ilegalmente armas através de suas redes sociais.
Em seu blog, a empresa disse que irá limitar as mensagens no Facebook e Instagram que discutem venda de armas de fogo para usuários maiores de 18 anos. As redes sociais também irão alertar as pessoas que promovem a venda privada de armas para cumprir as leis de seus Estados e introduzir uma “educação in-app” no Instagram para aqueles que procuram promoções ou vendas de armas. As novas políticas serão implementadas e executadas nas próximas semanas.
A rede social disse que, com as novas regras, não irá “permitir que as pessoas postem ofertas de venda de itens monitorados que indicam uma vontade de quebrar ou ajudar outros a quebrar a lei”, explicando que vendedores de armas privados nos EUA já não serão mais capazes de especificar que os compradores não precisam de uma verificação de antecedentes para poderem adquirir armas.
Além disso, todas as mensagens relatadas para o Facebook que fazem referência a venda privada de armas serão restritas para usuários que marcaram ter 18 anos ou mais, e os autores de tais mensagens serão avisados através de uma mensagem para “cumprir com as leis e regulamentos pertinentes”.
Muitos mercados online proibem a venda de armas, mas as redes sociais, como Facebook e Instagram, já não costumam ter regras mais severas, deixando os usuários livres para postar fotos de suas armas. Em seu blog, o Facebook reconheceu que, mesmo que seja impossível concluir uma venda através do Facebook ou Instagram, alguns de seus usuários promovem armas de fogo e a venda privada.