Categorias

Facebook habilita feed de notícias offline

O Facebook anunciou mais uma novidade para seu aplicativo nesta quinta-feira: a habilidade de manter o fluxo de notícias do usuário funcionando mesmo com conexão lenta ou nenhuma conexão.

O modo offline vai permitir que os usuários continuem vendo novas postagens mesmo sem acesso à Internet. Será possível até comentar nas postagens enquanto estiver offline.

O mecanismo adotado pelo sistema é carregar o máximo de postagens relevantes para o usuário quando houver conectividade. Diante de uma perda do sinal, o modo offline irá exibir as postagens que ficaram armazenadas em um cache mas não foram ainda visualizadas pelo usuário. O mesmo vale para os comentários: tudo o que o usuário escrever só será efetivamente postado na rede social quando se restaurar o acesso à Internet.

Segundo o comunicado oficial, “essas mudanças irão ajudar qualquer um que esteja em uma conexão fraca de Internet – até aqueles cuja conectividade de rede é geralmente boa mas apresenta conexões intermitentes em lugares como metrôs e túneis ou grandes eventos”.

A principal motivação do Facebook para a nova funcionalidade foram os usuários em países emergentes, onde a empresa também trabalha para oferecer um acesso de qualidade com o projeto Internet.org. Por enquanto, a implantação do novo recurso acontecerá em etapas e ainda passará por testes antes de ser distribuído para todos os usuários.