Categorias

Facebook intensifica bloqueio a manchetes sensacionalistas

“O Facebook está mudando e você vai ficar CHOCADO com o que vai acontecer na sua linha do tempo!” seria a nossa manchete se ela fosse sensacionalista. Mas agora a rede social quer dar um basta definitivo a esse tipo de prática.

Conhecidas como clickbaits, ou “iscas de cliques” em bom Português, essas manchetes sensacionalistas buscam conquistar leitores não com conteúdo de qualidade, mas falsas promessas ou mesmo mentiras.

Mas o Facebook anunciou hoje uma nova mudança no seu algoritmo de relevância, focada especificamente na melhoria da detecção dos clickbaits. Serão pesadas palavras e estruturas comumente utilizadas em chamadas apelativas e cada manchete ganhará um peso conhecido somente pelos sistemas internos da rede social. Se uma determinada Página ou usuário abusar frequentemente desse tipo de estratégia, será punido com menor visibilidade dentro do Facebook.

O sistema é parecido com filtros de spam em serviços de e-mail, buscando elementos facilmente identificáveis em chamadas do gênero. Segundo o Facebook, a punição não é definitiva, e um usuário ou Página flagrado usando esse recurso poderá a recuperar a visibilidade perdida se parar de utilizar manchetes sensacionalistas.

Para quem teme algum tipo de censura ou um excesso de preocupação na hora de redigir as suas chamadas, Adam Mosseri, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produto e Feed de Notícias do Facebook, tranquiliza: “se você posta 50 vezes por dia e posta um clickbait, isso não deverá afetar você. Se você é um spammer que fica postando clickbait o dia todo, isso certamente deveria afetar você um bocado”.

Essa não é a primeira vez que o Facebook declara guerra a esta tática barata de angariar cliques. Em 2014, uma mudança no algoritmo avaliava o comportamento dos usuários após clicar em chamadas para entender se eles haviam sido ludibriados para conteúdos que não correspondiam às suas expectativas.