O laboratório de desenvolvimento Creative Shop do Facebook lançou um bot de conversação para ajudar no combate ao alcoolismo no Brasil.
Trazendo o nome de Amigo Anônimo, o algoritmo busca oferecer um apoio sigiloso para quem precisa de orientação para se livrar do vício, a partir da base de conhecimento do grupo Alcoólicos Anônimos.
O grupo está completando 70 anos de existência no Brasil e o Facebook e a agência de publicidade J.Walter Thompson juntaram forças para criar uma campanha focada em divulgar a entidade e homenageá-la nessas sete décadas de serviços prestados a inúmeros brasileiros. A ideia encontrada para alavancar essa campanha foi o de um chatbot, alimentado com perguntas e respostas tiradas de depoimentos verídicos de dependentes de bebidas alcoólicas que passaram pelos Alcoólicos Anônimos.
A rede social garante privacidade total para as interações entre o bot e os usuários e o programa está preparado para dar conselhos e esclarecer dúvidas de acordo com cada conversação, sem melindrar o usuário que poderia não se sentir à vontade ao se expor para outro ser humano. Como a própria página de apresentação do serviço explica, “vai ficar tudo entre nós”.