Categorias

Facebook lança canal de streaming de vídeo

O Facebook anunciou hoje o lançamento em fase de testes nos Estados Unidos de sua própria plataforma de streaming de vídeo.

Batizado de Watch, o serviço está inicialmente integrado dentro do aplicativo oficial da rede social e sua página na web, aparecendo em uma guia dedicada a ele.

“Assistir vídeo no Facebook tem o incrível poder de conectar pessoas, iniciar conversações e florescer a comunidade”, explica a empresa em seu anúncio. “No Facebook, vídeos são descobertos através de amigos e unem as comunidades. Na medida em que mais e mais pessoas apreciam essa  experiência, nós aprendemos que as pessoas gostam do prazer de descobrir vídeos em sua linha do tempo, mas elas também querem um lugar dedicado para irem e assistirem vídeos”, justifica o comunicado.

Nessa fase de testes fechados para um número limitado de usuários norte-americanos, o serviço irá oferecer os jogos da Liga Feminina de Basquete dos Estados Unidos, além de conteúdo ainda em fase de negociação de grandes canais, como NASA, National Geographic, NBA, Buzzfeed e Time.

Mas o Facebook não está mirando apenas no modelo de transmissão das TVs por assinatura ou Netflix: o Watch também terá espaço para produções criadas exclusivamente para a web, a exemplo do YouTube e já está abrindo a plataforma para uma seleção de produtores de conteúdo.

“Watch é uma plataforma para todos os criadores e produtores encontrarem sua audiência, construírem uma comunidade e fãs apaixonados e ganharem dinheiro por seu trabalho”, explica o Facebook. Alguns destes programas e shows exibidos através da plataforma serão até mesmo financiados diretamente pela própria empresa e alguns deles já estão em fase de gravação.