Categorias

Facebook lança Feed de Exploração

O Facebook estreou ontem uma novidade na rede social, tanto na versão web quanto na versão para aplicativo iOS e Android: uma nova linha do tempo chamada Feed de Exploração.

Essa nova área do Facebook é opcional e não tem como objetivo substituir o Feed de Notícias tradicional, mas funcionar como um portal para conteúdos que possam ser considerados relevantes para o usuário, como vídeos, links e imagens.

O Feed de Exploração lembra um pouco o Moments do Twitter, mas não se limita a eventos que estejam bombando no momento e traz também postagens de páginas que não são seguidas pelo usuário mas são populares entre sua rede de amigos. De acordo com um porta-voz do Facebook, trata-se de um “feed complementar de artigos, vídeos e fotos populares, personalizados automaticamente para cada pessoa com base no conteúdo que possa ser interessante para eles”.

O Feed de Exploração pode ser acessado diretamente através do endereço https://www.facebook.com/explore ou através do link escondido na barra de opções lateral. O acesso já está disponível para todos os usuários através da web ou por aplicativos.

A ideia do Facebook, assim como foi do Twitter, é aumentar o engajamento do usuário na plataforma, oferecendo conteúdo extra sugerido por algoritmos. O próprio conteúdo do Feed de Exploração se atualiza de forma constante e o usuário continua tendo a sua disposição as mesmas ferramentas de remoção de postagens e páginas que não lhe são interessantes como já acontece no Feed de Notícias.