Categorias

Facebook lança jogos para o Messenger

O Facebook anunciou nessa terça-feira o lançamento do Instant Games, um recurso que embute diferentes jogo dentro do aplicativo do Facebook Messenger.

A ideia é criar uma plataforma de jogos onde qualquer possa jogar a qualquer momento tanto títulos clássicos do passado como jogos inéditos criados para o formato, sem precisar sair de uma conversação.

Para participar da brincadeira, basta clicar no ícone de um controle que irá aparecer na interface do Messenger, escolher um dos 17 títulos iniciais disponíveis na plataforma e começar a partida. Ao final da rodada, o resultado poderá ser inserido no meio de uma conversação e os outros usuários poderão ser desafiados para tentarem bater essa marca. Entre os jogos que podem ser jogados agora estão Pac-Man, Galaga, Space Invaders e outros.

A novidade foi lançada para 30 países mas, por enquanto, o Brasil está de fora do Instant Games. Para desfrutar da funcionalidade também é necessário um dispositivo móvel com as versões iOS 8 ou superior e Android 5 ou superior, já que os jogos levam o HTML 5 até o seu limite técnico.

A iniciativa parece ser mais uma fase dos planos do Facebook para voltar aos áureos tempos em que boa parte de seu faturamento era oriundo de jogos existentes na rede social. Inserir a possibilidade de jogar diretamente dentro do Messenger já havia sido testada antes, em easter eggs do aplicativo, como  aqueles que permitiam partidas de xadrez e um jogo de embaixadinhas.

Empresas de grande porte como King, Konami e Bandai Namco estão atuando como parceiras do Facebook na iniciativa, mas a rede social também quer cativar desenvolvedores independentes para a plataforma e criar um ecossistema. Quem estiver interessado em entrar no Instant Games com suas criações deve preencher um formulário especial de cadastro no Facebook.