Categorias

Facebook lança nova versão de interpretador de PHP

Entra PHP... sai C++!
A nova versão do interpretador de PHP criado pelo Facebook já está em ambiente de testes na rede social. O HipHop Virtual Machine (HHVM) é 60% mais rápido que o interpretador anterior e consome 90% menos memória no servidor.

Com 800 milhões de usuários no mundo todo, a economia de recursos e a velocidade de resposta são prioridades do Facebook. Desde 2010, a empresa vem adotado um compilador de PHP criado especificamente para atender suas necessidades. A primeira versão do HipHop já está em ambiente de produção e roda todo o código PHP do site. A migração reduziu pela metade o consumo de CPU nos servidores.

O HipHop transforma extensões PHP em código C++ altamente otimizado, melhorando a velocidade de execução. Na época, a empresa também criou o HPHPi, um interpretador que permite aos desenvolvedores rodar seu código PHP sem compilar, para facilitar a tarefa de debugar. O Facebook liberou o código-fonte da tecnologia para que outros interessados  possam usufruir das vantagens.

A nova versão deve seguir o mesmo caminho junto da comunidade. Segundo Jason Evans, engenheiro de software do Facebook: “Nós esperamos que a comunidade PHP irá aceitar o HHVM como uma ferramenta útil na medida em que ela for amadurecendo e colabore conosco para ampliar sua utilidade através de discussões técnicas, relatórios de erro e contribuições de código”.

.