Categorias

Facebook lança versão do Messenger para crianças

O Facebook anunciou nessa segunda-feira o lançamento do Messenger Kids, uma versão de seu aplicativo de mensagens voltada para o público infantil, entre 6 e 12 anos.

O aplicativo por enquanto está disponível somente em versão para iOS e restrito a usuários norte-americanos da rede social e, embora a empresa prometa uma versão para a plataforma Android nos próximos meses, ainda não há uma previsão de lançamento global.

“Para dar às crianças e aos pais uma solução divertida e segura, criamos o Messenger Kids, um aplicativo autônomo que vive em tablets ou smartphones para crianças, mas pode ser controlado a partir de uma conta do Facebook dos pais”, informou a empresa no anúncio oficial. “Seja usando conversas de vídeo para conversar com os avós, mantendo contato com os primos que vivem longe ou enviando uma foto decorada para a mãe, enquanto ela está trabalhando tarde para dizer ‘oi’, o Messenger Kids abre um novo mundo de comunicação on-line para as famílias”, completou.

Confira o vídeo de apresentação do Messenger Kids:

Segundo seus próprios termos de uso, menores de 13 anos não podem utilizar o Facebook. Entretanto, isso não impede que a empresa introduza aos poucos seu ecossistema para futuros usuários. Para evitar complicações legais ou polêmicas de privacidade, o Facebook desenvolveu o Messenger Kids em conjunto com entidades de proteção à infância e fiel aos estatutos da Children’s Online Privacy and Protection Act (COPPA), que regulamenta as atividades focadas em crianças na internet. Pensando nisso, o aplicativo também não apresenta nenhum tipo de publicidade ou sistema de compras.

Para criar uma conta no Messenger Kids é necessário a conta de um adulto no Facebook, que passa a ser o administrador pleno da conta no aplicativo de mensagens. O pai ou responsável controla os contatos com quem a criança pode interagir, assim como outras configurações.