Categorias

Facebook lança versão mais leve do Messenger para países emergentes

O Facebook está determinado a atingir o maior número de mercado possíveis com seus produtos e, pensando nisso, lançou nessa segunda-feira uma versão mais leve do Messenger.

Batizado de Messenger Lite, o aplicativo de mensagens traz menos funcionalidades para atender países emergentes, funcionando em smartphones mais baratos e com conexões lentas.

De acordo com o Facebook, “para ampliar nossa meta de empoderar pessoas do mundo todo para ficarem conectadas, hoje nós estamos lançando um aplicativo chamado de Messenger Lite,uma versão independente do Messenger para Android”. Com essa nova versão, será possível “enviar rapidamente e com facilidade textos, fotos e links para qualquer um usando o Messenger ou o Messenger Lite”. Confira o vídeo:

Inicialmente, o novo aplicativo de mensagens estará disponível somente para Quênia, Tunísia, Malásia, Sri Lanka e Venezuela. O Facebook revelou que pretende expandir a oferta do Messenger Lite para outros mercados nos próximos meses, mas não revelou quais países seriam contemplados com a alternativa.

O aplicativo de mensagens tem suporte às funcionalidades mais básicas, como envio e recebimento de textos, fotos e links, mas também traz os populares stickers da versão tradicional do Messenger. Com o propósito de ser leve, até mesmo o seu download é reduzido, com um arquivo de menos de 10MB para poder ser baixado até mesmo em conexões mais lentas. Um detalhe curioso é que ele traz o mesmo logotipo do aplicativo principal, mas com as cores azul e branco invertidas.

Ainda segundo o Facebook, “mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo usam o Messenger todos os meses de um amplo espectro de dispositivos móveis em redes de variadas velocidade e confiabilidade. Com o Messenger Lite, mais pessoas podem se manter em contato, independente de condições de rede ou limitações de armazenamento em seus dispositivos Android”.