Categorias

Facebook libera mundialmente novos botões de “Curtir”

Depois de uma longa fase de testes, o botão “Curtir” finalmente vai ganhar uma expansão para todos os usuários do Facebook.

Batizadas de “Reações” as novas opções de curtidas permitem expressar mais cinco sentimentos diferentes: “raiva”, “tristeza”, “uau”, “haha” e “amor”.

Para acessar os botões escondidos, o usuário da rede social deverá dar um toque longo no botão “Curtir” no aplicativo móvel para abrir o menu, ou parar o mouse por um tempo sobre o botão “Curtir” na versão desktop do Facebook para acessar as Reações. A mudança ainda não apareceu para todos os usuários, mas deverá estar disponível globalmente até o final do dia.

Confira o vídeo do novo recurso em funcionamento:

A reação “yay” foi descartada como previsto, uma vez que testes realizados em diferentes regiões do mundo demonstraram que seu significado não é universal. Para o desenvolvimento das opções, o Facebook contou com a ajuda do professor de psicologia social Dacher Keltner, da Universidade de Berkley, consultor do filme Divertida Mente da Pixar. Foram criados inicialmente 20 respostas emocionais diferentes, que foram testadas e reduzidas para as cinco reações disponibilizadas agora.