Categorias

Facebook libera pesquisa sobre Inteligência Artificial para uso público

Pesquisas sobre Inteligência Artificial tornaram-se uma espécie de corrida na tecnologia nos últimos anos, com o Google, Microsoft e Facebook criando seus próprios laboratórios secretos.

Hoje, o laboratório de IA do Facebook (FAIR, em inglês) decidiu acabar com um pouco do mistério e lançou um novo código para a otimização de software de aprendizado de máquina.

O novo processo pode acelerar até 23 vezes algoritmos de aprendizado de máquina, de acordo com uma pesquisa do Facebook, e a partir de hoje, ele estará disponível para quem quiser usá-lo.

O código provavelmente não importa muito para os grandes laboratórios do Google ou Microsoft, mas pode impulsionar aplicativos menores ou projetos de banco de dados que não possuem os recursos.

facebook-inteligencia-artificial

O código é especificamente útil para sistemas de reconhecimento de imagem e vídeo.

A novidade basicamente permitiria que o mesmo trabalho de processamento fosse feito muito mais rápido e barato do que é hoje. Assim, se a classificação de um determinado lote de imagens custava 1 dólar de tempo no servidor anteriormente, o novo código poderia realizá-lo por menos de 5 centavos. Para uma startup tentando identificar objetos ou rostos em fotos e vídeos, isso pode significar a diferença entre um sonho e um recurso viável.

Ainda assim, especialistas dizem que o significado real não é a própria pesquisa, mas a abordagem aberta que o Facebook está usando. “Sempre que você está lidando com um laboratório para fins lucrativos, se é Google ou Facebook, a questão é até que ponto eles vão fazer parte da comunidade acadêmica e, você sabe, jogar bonito com os outros”, diz Oren Etzioni, CEO do Instituto Allen para Inteligência artificial. “Com isso, eles estão colocando uma estaca no chão e dizendo ‘Vamos fazer parte da comunidade’.”

Facebook fundou seu laboratório de Inteligência Artificial em 2013 com a finalidade de “facilitar a comunicação entre as pessoas”.