Categorias

Facebook passa a privilegiar links que carregam mais rápido

Seu site é lento e demora para carregar? Ele está prestes a perder visibilidade vinda do Facebook.

A rede social anunciou em seu blog oficial que seu algoritmo passará a privilegiar links que conduzam para sites que carreguem mais rápido, principalmente em dispositivos móveis.

Essa decisão é similar ao critério que já é adotado pelo Google e é resultado da insatisfação dos usuários que reclamam da demora para entrar em determinadas páginas. De acordo com o Facebook, cerca de 40% dos internautas desistem completamente de visitar um endereço após três segundos de atraso no carregamento, número confirmado por estatísticas divulgadas na internet. A intenção da rede social é garantir que seus frequentadores vejam em ordem de importância primeiro os links que conduzem para endereços mais velozes.

Isso não significa que sites mais lentos serão banidos de aparecerem na linha do tempo dos usuários do Facebook, mas implica que eles terão um alcance menor dentro da rede e, consequentemente, serão visualizados menos vezes. A recomendação da empresa é que os desenvolvedores tomem as medidas necessárias para agilizar o carregamento de seus endereços e o Facebook chega a oferecer um guia com dicas para melhorar a performance dos sites em dispositivos móveis.

As mudanças no algoritmo estão sendo implementadas gradativamente, inicialmente no aplicativo móvel do Facebook, e deverão estar completamente em vigor nos próximos meses.