Categorias

Facebook pode estar desenvolvendo dispositivo de video-chamadas e alto-falante inteligente

Todo mundo se pergunta quando o Facebook irá investir em hardware próprio e fortes indícios apontam que isso pode acontecer em breve, com um dispositivo para vídeo-chamadas e um alto-falante inteligente.

Segundo fontes consultadas pela Bloomberg, a rede social tem planos para colocar esses produtos no mercado já a partir do primeiro trimestre de 2018, então um anúncio oficial não deve demorar.

Os dispositivos estariam sendo desenvolvidos no Building 8, a famosa e elusiva divisão de projetos experimentais do Facebook, comandada por Regina Dugan, ex-DARPA, ex-Google, uma das responsáveis diretas pelo extinto Projeto Ara dos smartphones modulares. A exemplo do antigo Google X, o Building 8 tem acesso a um orçamento significativo para perseguir projetos ousados que podem ou não serem convertidos em produtos, entre eles a anunciada tecnologia de “leitura da mente” da rede social.

O aparelho para vídeo-chamadas do Facebook seria um pouco menor que um laptop, com uma lente grande angular que daria a perspectiva do interlocutor estar na mesma sala que o usuário. Está sendo cogitada também a possibilidade de inclusão de uma câmera em 360º e o dispositivo executaria o sistema Android.

O alto-falante inteligente chegaria no mercado para competir com os assistentes domésticos do Google e da Amazon, além do já anunciado Apple Home. A grande surpresa seria que o dispositivo contaria com sua própria Inteligência Artificial, similar a Siri, Cortana ou Alexa, algo que, até o momento, não se tinha conhecimento que o Facebook estava desenvolvendo. Porém, as mesmas fontes anônimas revelaram à Bloomberg que a empresa está muito atrás em termos de pesquisa e tecnologia e essa ideia poderia ser abandonada antes de chegar às prateleiras.