Categorias

Facebook pode estar trabalhando em dispositivo de leitura da mente

Segundo fontes do site Business Insider, a divisão de alta tecnologia do Facebook estaria trabalhando em um dispositivo capaz de ler a mente do usuário, criando uma interface direto com o cérebro.

Essa pesquisa poderá ser revelada em Abril, durante a conferência F8 organizada pela empresa para desenvolvedores, assim como projetos de um drone, óculos de Realidade Aumentada e um dispositivo de saúde.

O misterioso protótipo capaz de interagir diretamente com o cérebro é fruto do Building 8, o laboratório de pesquisas do Facebook que reúne a nata dos pesquisadores de tecnologia arrebatados de diversas outras empresas. Quem comanda essa divisão secreta da empresa é Regina Dugan, ex-DARPA, ex-Google, uma das responsáveis diretas pelo extinto Projeto Ara dos smartphones modulares. A exemplo do antigo Google X, o Building 8 tem acesso a um orçamento significativo para perseguir projetos ousados que podem ou não serem convertidos em produtos.

Apesar de reunir um time ímpar de desenvolvedores, a divisão de alta tecnologia do Facebook formada no ano passado ainda não apresentou nenhum resultado para o público, o que o Business Insider garante que irá mudar em Abril. Se os rumores se confirmarem, não apenas o Facebook estará entrando com força total no mercado de hardware, como irá se iniciar nessa indústria com dispositivos surpreendentes.

No comando do desenvolvimento do projeto do dispositivo de leitura da mente está o neurocientista John Hopkins, responsável pela criação de próteses que obedecem diretamente aos comandos do cérebro. Vagas de emprego publicadas recentemente no Facebook apontam que a empresa está mesmo criando algum tipo de tecnologia focada no funcionamento dos neurônios, o que poderá ir ao encontro do que Mark Zuckerberg prenunciou em 2015: “um dia, eu acredito que nós seremos capazes de enviar pensamentos uns para os outros diretamente, usando tecnologia”.

Oficialmente, a empresa não nega nem confirma nenhum destes projetos e teremos que ficar aguardando até a F8, que acontece entre os dias 18 e 19 de Abril.