Categorias

Facebook pode lançar botão para eleições no Brasil

O Facebook deve lançar um botão chamado “I’m a Voter” (Eu sou um eleitor) para as eleições que acontecem no Brasil no mês de outubro. As informações são da Reuters.

De acordo com a agência de notícias, o botão não revela em quem os usuários votaram, mas permite que eles declarem aos amigos que são eleitores. “Há um efeito multiplicador real”, afirmou Andy Stone, porta-voz do Facebook em Washington. “Quando as pessoas veem no Facebook que seus amigos votaram, elas se sentem motivadas a votar”, explicou.

Pelo que parece, a rede social pretende implantar o botão em diversos países que terão eleições neste ano. A ferramenta já foi lançada na Índia, que teve suas votações encerradas na última sexta-feira (16). De acordo com o Facebook, cerca de 4 milhões de eleitores utilizaram o botão para afirmar que compareceram ao pleito.

facebook-im-voting-button-edited2

Além do Brasil, os planos do Facebook supostamente são de que o serviço esteja disponível na próxima semana para as eleições do Parlamento Europeu e para a renovação do congresso colombiano. O botão também estará disponível na Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia e Nova Zelândia.

A primeira aparição do botão ocorreu durante as eleições legislativas de 2010. O botão deve estar de volta durante as eleições para o congresso deste ano. Estudos realizados na época mostraram que, devido ao recurso, 340 mil pessoas foram votar.