Categorias

Facebook promove nova mudança em seu feed de notícias

O Facebook anunciou durante o feriado mais uma alteração em seu algoritmo de feed de notícias, que começou a ser implementada imediatamente, mas ainda vai demorar semanas para atingir todos os usuários.

O novo sistema irá calcular quanto tempo você interage com links externos, páginas e Instant Articles, para medir a relevância e o grau de interesse para cada usuário.

“Nós descobrimos que existem histórias que as pessoas não curtem ou comentam mas eles ainda assim desejam visualizar, como artigos sobre eventos graves acontecendo ou notícias tristes de um amigo”, informou a rede social em seu comunicado oficial. Para contabilizar a importância desse tipo de conteúdo, o Facebook realizou ajustes no algoritmo para considerar o engajamento pelo tempo dedicado à leitura da postagem dentro do feed de notícias ou após um clique.

“Nós aprendemos que o tempo que as pessoas escolhem passar lendo ou assistindo um conteúdo que clicaram a partir do feed de notícias é um sinal importante de que a história é interessante para elas”, afirmou o comunicado. Outra mudança nesse sentido é um sistema para a versão móvel do Facebook que será capaz de medir quanto tempo o usuário gasta olhando para um artigo dentro do navegador móvel depois do clique, contabilizando o tempo somente após a carga total do conteúdo.

Para promover uma maior diversidade de conteúdo para cada usuário, o Facebook também irá tentar introduzir uma melhor distribuição dos artigos de cada página, para evitar que o usuário visualize uma quantidade excessiva de conteúdo seguido originado de uma mesma fonte. De acordo com a empresa, isso poderá significar um aumento de tráfego para algumas páginas e uma redução para outras.