Categorias

Facebook quer tornar usuário onipresente em 2025

Tornar o usuário onipresente em qualquer lugar que deseje estar, a qualquer momento, é a meta do Facebook para 2025.

Batizado de “teleportador”, a empresa vai criar um aparelho que garantirá a onipresença do seu usuário através da Realidade Virtual.

Quem garante que isso se tornará realidade daqui a dez anos é o engenheiro-chefe da empresa, Mike Schroepfer: “o Facebook quer construir um dispositivo que permitirá a você estar em qualquer lugar que você queira, com qualquer pessoa, independente de limitações geográficas”.

A bombástica declaração foi realizada durante uma conferência de tecnologia em Dublin, na Irlanda, nesta terça-feira. Para Schroepfer, o caminho para essa possibilidade estaria no Oculus Rift, tecnologia de Realidade Virtual adquirida pelo Facebook em 2014.

De acordo com o engenheiro, o dispositivo pode ser aperfeiçoado para melhorar ainda mais a sensação de presença no mundo real, enganando os sentidos com uma recriação do ambiente em tempo real. Outro passo para criar o “teleportador” seria possibilitar para qualquer usuário a criação de objetos 3D com facilidade, ampliando as possibilidades de interação no espaço virtual.

Schroepfer também revelou que nesse exato momento o time de desenvolvimento do Oculus Rift já está trabalhando nestas tecnologias, como a captura e a recriação de expressões faciais do usuário para serem incorporadas em seu avatar e a modelagem em tempo real do ambiente físico.