Categorias

Facebook reforçará política de privacidade

Facebook reforça privacidade
O Facebook aceitou oferecer mais proteção às informações pessoais de seus usuários em todo o mundo, como resultado de negociações com o governo do Canadá.

As mudanças oferecerão aos usuários do site de redes sociais mais transparência e controle sobre a informação que oferecem a programadores de aplicativos como jogos e testes, explicou Jennifer Stoddart, comissária de defesa de privacidade do país.

O Facebook também deixará claro que os usuários têm o direito de apagar suas contas, não apenas desativá-las, se não desejam que suas informações sejam mantidas indefinidamente. E as informações sobre não usuários serão melhor protegidas.

“Essas mudanças significam que a privacidade dos 200 milhões de usuários do Facebook, no Canadá e em todo o mundo, será muito mais protegida”, afirmou Stoddart em comunicado.

Ela havia decidido em julho que o Facebook apresentava sérias lacunas que representavam violação das leis canadenses de privacidade. A empresa concordou rapidamente em saná-las de maneira a atender às preocupações da ministra e também as aplicará a assinantes e a programadores externos de todo o mundo.

“Estamos falando de uma mudança mundial”, disse Stoddart a jornalistas. “Estamos satisfeitos que, com essas mudanças, o Facebook está a caminho de atender os requerimentos das leis canadenses de privacidade”, acrescentou, apontando que o site tem prazo de um ano para realizar as modificações.

O Canadá é o primeiro país a concluir uma investigação completa das práticas de defesa da privacidade do Facebook. Stoddart disse que as autoridades regulatórias da Europa e da Austrália também começaram a estudar questões relacionadas a redes sociais.

O resultado da investigação canadense pode influenciar as práticas de outros sites de redes sociais, como o MySpace.

Com informações de Reuters.