Categorias

Facebook revela Workplace: uma rede social para o ambiente de trabalho

Depois de anos em fase de testes, o Facebook finalmente disponibilizou sua rede social para o ambiente de trabalho: Workplace.

A iniciativa é o nome definitivo para o que antes era conhecido como Facebook at Work e estava disponível de forma limitada para um número limitado de empresas participantes convidadas.

A partir de agora, Workplace é um espaço social colaborativo que pode ser implementado dentro de qualquer empresa ou organização profissional. A partir de um dólar mensal por usuário ativo, a plataforma funciona com recursos similares ao Facebook tradicional, com compartilhamento de imagens e vídeos, conversação em tempo real, criação de grupos, além de ferramentas específicas par ao ambiente de trabalho, como painel administrativo, monitoramento de uso e integração com outros sistemas como OneLogin, Ping, Windows Azure AD e mais.

Confira o vídeo de apresentação:

Segundo o Facebook, a ideia nasceu de oferecer a outras empresas o mesmo tipo de versão customizada da rede social que já era utilizada internamente em seu próprio escritório. O projeto foi testado e forjado dentro do Facebook, antes de ser oferecido como teste gratuito para 1000 clientes em fase experimental. O produto final estava programado para ser lançado em Dezembro de 2015, mas o Facebook decidiu utilizar um tempo extra para polir melhor a experiência.