Categorias

Facebook simplifica doação de sangue na Índia

O Facebook pode ter cometido erros no ano passado, mas a rede social está realizando uma brilhante iniciativa na Índia, um de seus mercados mais fortes: facilitando o processo de doação de sangue.

O país com mais de 1.3 bilhão de habitantes tem dificuldade para manter um estoque adequado nos bancos de sangue mas o Facebook quer se tornar uma plataforma que faça uma conexão simples entre doadores e clínicas que precisam de sangue com urgência.

No sistema que entrou em vigor nesse Domingo, os usuários indianos do Facebook são perguntados se desejam se cadastrar como doadores de sangue. O registro é sigiloso e completamente opcional, embora o usuário possa compartilhar seu novo status com os amigos se desejar. A partir da classificação como doador, o usuário pode receber notificações quando uma clínica ou hospital próximo estiver carente do seu tipo de sanguíneo.

“Nossa pesquisa sugere que quando as pessoas tem melhores informações e ferramentas, elas se tornam mais propensas a doar sangue – e é mais fácil para as pessoas que precisam de sangue encontrarem doadores”, explica o Facebook em seu anúncio oficial. Uma vez que a rede social é utilizada em larga escala na Índia através de dispositivos móveis, o novo recurso será liberado inicialmente para o aplicativo e para a versão móvel da página.

Quando houver uma carência súbita de sangue na região, será gerada uma postagem especial que irá aparecer na linha do tempo dos usuários mais próximos, com instruções de como proceder para efetuar a doação. Os interessados poderão entrar em contato diretamente através do Messenger, do WhatsApp ou do telefone. De acordo com o Facebook, a doação será realizada em sigilo, sem compartilhamento de informações entre o doador e o receptor, a menos que seja autorizado explicitamente pelo usuário.