Categorias

Facebook testa ferramenta para silenciar aquele amigo chato

Todo mundo tem aquele amigo inconveniente no Facebook que de vez em quando posta besteiras, rumores, fotos bizarras ou que fica insuportável em época de eleição. O que fazer?

Até agora, a resposta para esse dilema era para os mais radicais simplesmente romper a amizade de vez e, para os mais moderados, manter a amizade mas parar de seguir as postagens da pessoa.

Mas o Facebook já está testando uma funcionalidade nova: silenciar o usuário por um período de tempo. Seu amigo ou amiga está naquela fase de novo? Você poderá optar por parar de visualizar postagens criadas por ele ou ela na sua linha do tempo por 24 horas, setes dias ou até mesmo 30 dias. O próprio sistema voltará a exibir postagens novas assim que o prazo terminar, mas aquelas do passado não irão aparecer mais espontaneamente para você. A menos que alguém compartilhe, é claro.

A ferramenta vale também para conteúdo postado por Páginas e Grupos e é completamente discreta: não há como saber que o modo Silenciar está em ação. Para ativar o recurso, basta clicar no ícone dos três pontinhos que acompanham qualquer postagem realizada por quem você deseja silenciar e optar pela funcionalidade, que passará a aparecer no mesmo menu de deixar de seguir atualizações. Na prática, o sistema é uma variação do “deixar de seguir”, mas com efeito provisório.

A funcionalidade está em fase de testes e, consequentemente, está disponível apenas para um pequeno segmento de usuários. Sem um anúncio oficial por parte do Facebook, não há como saber se os testes antecedem uma implementação em larga escala em breve ou se o recurso será descartado posteriormente.