Categorias

Facebook testa vídeos “instantâneos” para dispositivos móveis

Já imaginou abrir um vídeo no aplicativo móvel do Facebook e ele carregar instantaneamente? Sem consumir sua franquia de dados? Parece mágica mas é o que o Facebook está testando nesse momento.

Batizado de Instant Videos, ele aproveita a marca dos Instant Articles combinado com as ideias da busca offline do Google ou o uso do Google Maps sem conexão: fazendo um carregamento prévio do conteúdo.

Com essa funcionalidade, o aplicativo do Facebook armazena os vídeos com a maior probabilidade de visualização pelo usuário no momento em que o dispositivo móvel se conecta com uma rede sem fio. Os clipes marcados com o símbolo do relâmpago dos Instant Videos poderão ser exibidos posteriormente quando o usuário estiver em uma conexão limitada por que já estarão guardados em cache no dispositivo. De acordo com o Facebook, o objetivo do recurso é remover os custos de consumo de banda para criar o hábito de assistir vídeos na plataforma.

Os testes com os Instant Videos se iniciaram em um momento em que a rede social está ensaiando seus primeiros passos para uma investida maciça em conteúdo em vídeo. Não apenas o Facebook está lançando seu próprio serviço de streaming, como também está disposto a brigar com o YouTube pela hegemonia na distribuição de clipes musicais. A nova ferramenta é um elemento fundamental para essa arrancada e uma que certamente os usuários irão aprovar.

Por enquanto, os Instant Videos estão disponíveis apenas para uma pequena fração dos usuários do aplicativo para Android. Por enquanto, não há um cronograma para a implementação em larga escala do recurso.