Categorias

Facebook trabalha em melhorar verificação facial

Identificar rostos é uma tarefa relativamente simples se você é um ser humano, mas tem sido uma longa jornada para fazer computadores conseguirem o mesmo.

Mas tudo pode mudar em futuro próximo: O Facebook está afirmando que desenvolveu uma tecnologia para verificar se duas pessoas em fotos lado a lado são as mesmas. Esse projeto é chamado DeepFace, e de acordo com Facebook, tem 97,25% de precisão.

Para conseguir esse número, a tecnologia mapeia em 3D traços faciais e faz um modelo simples que filtra por cor para caracterizar elementos faciais específicos.

facebook

Para obter feedback da comunidade de pesquisa, o Facebook irá apresentar o projeto na conferência IEEE de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em junho deste ano, no MIT.

O Facebook introduziu o reconhecimento facial – ou seja, a capacidade real de descobrir que uma pessoa está em uma foto – no final de 2010. O recurso foi inicialmente disponibilizado apenas para usuários dos Estados Unidos, atraindo críticas da Alemanha e Irlanda, onde a equipe de privacidade do Facebook não tinha dado os usuários um aviso ou pedido seu consentimento.