Categorias

Facebook: Usuários fake chegam a quase 80 milhões

Número de contas com spam diminuiu

O Facebook vem fazendo progressos significativos na luta contra usuários falsos e spam, mas a rede social ainda está cheia de contas “fake”. Os dados foram divulgados pela própria rede social em um relatório de lucros trimestrais lançado no final da semana passada.

Segundo o relatório, o número de contas “indesejáveis”, ou spam, caiu para apenas 0,9 % do número total de usuários ativos mensais, o que significa 1.06 bilhões de contas. A empresa divulgou ainda que cerca de 9,5 milhões de perfis são falsos, número menor que os 15,1 milhões divulgados no ano passado. 

Além disso, a rede social também afirma que 5% do total de usuários mensais ativos em todo o mundo pertence a contas duplicadas mantidas pelo mesmo usuário. E cerca de 1,3 %, ou um pouco menos de 13,8 milhões, são as chamadas contas “descaracterizadas”, que são voltadas para animais de estimação.

Para diminuir o número de contas de spam, o Facebook anunciou em junho passado sua “regra de 10 segundos”, que exige que os usuários visualizem um pedaço do conteúdo na Web por pelo menos 10 segundos antes que possa compartilhar o post, artigo ou vídeo na rede social. A ideia é evitar, ou pelo menos retardar, spams automatizados.

O Facebook disse que seus números são baseados em uma amostra relativamente pequena de contas, e pode estar errado, mas mesmo assim, ainda mostra uma queda de cerca de 6,7 milhões desde agosto do ano passado.