Categorias

Facebook vai ocultar postagens de quem publica demais

O Facebook fez mais uma mudança em seus algoritmos de relevância e desta vez vai ocultar postagens de quem publica demais.

A medida é mais uma decisão tomada na longa luta para coibir o spam e evitar a disseminação de conteúdo de baixa qualidade na rede social.

“Nossas pesquisas mostram que existe um pequeno grupo de pessoas no Facebook que rotineiramente compartilham vastas quantidades de postagens públicas por dia, efetivamente fazendo spam no feed das pessoas”, informa o Facebook em seu blog oficial. E completa: “nosso levantamento também revelou que os links que eles compartilham tendem a incluir conteúdo de baixa qualidade, como iscas de cliques, sensacionalismo e desinformação. Como resultado, nós queremos reduzir a influência desses spammers e remover a prioridade dos links que eles compartilham”.

O Facebook também alerta que “a maioria dos produtores de conteúdo não verá nenhuma mudança significativa na sua distribuição (…) Produtores de conteúdo que obtém uma distribuição significativa através de pessoas que rotineiramente compartilham vastas quantidades de postagens públicas por dia podem ver uma redução na distribuição desses links específicos”.

A empresa ressalta mais de uma vez em seu comunicado que as alterações irão afetar somente aqueles que postam “vastas quantidades” de conteúdo, embora não especifique o que configura essa classificação. Ainda de acordo com o Facebook, seguem valendo os mesmos critérios de relevância anteriores.