Categorias

Falha no Office ficou sem correção por 17 anos

Durante 17 anos ninguém viu que havia uma vulnerabilidade grave em um dos componentes do Microsoft Office, usado para edição de equações no Word, mas agora a falha de segurança foi finalmente corrigida.

A brecha estava presente em um componente legado que não era mais utilizado, mas foi deixado para trás por questões de compatibilidade com documentos antigos e, felizmente, a vulnerabilidade seguiu ignorada tanto pela Microsoft quanto pelos cibercriminosos.

A descoberta foi feita pela empresa de segurança Embedi, que comunicou o problema à Microsoft em Março deste ano em sigilo. A falha estava presente no arquivo EQNEDT32.EXE e permitia a execução de comandos que poderiam levar a infecções ou tomada de controle do sistema. Apesar de obsoleto, o executável era mantido nas instalações do Office, inclusive o Office 365, para abrir documentos criados com esse suporte no passado. Por ser anterior a diversas implementações de segurança introduzidas pela Microsoft no desenvolvimento de seus programas, o executável permaneceu esquecido, com brechas que poderiam ser exploradas.

Para ativar a vulnerabilidade, o usuário precisaria abrir um arquivo previamente preparado por criminosos. Segundo a Embedi, se esse arquivo fosse baixado da internet, o modo protegido do Word, ativado por padrão com documentos abertos da web, já seria proteção suficiente para impedir o uso da falha de segurança. A menos que o usuário autorizasse o desbloqueio do modo protegido, o que poderia expor o sistema ao risco.

Aparentemente, nem a Microsoft tinha mais acesso ao código-fonte original do EQNEDT32.EXE e o binário precisou ser editado “no braço” para corrigir a vulnerabilidade. Especialistas analisaram a atualização do executável e concluíram que o tempo gasto pela Microsoft entre o alerta do problema e seu conserto foram utilizados para que um desenvolvedor editasse o programa sem afetar sua funcionalidade primária e sem compilar novamente.