A Apple pode ter sido freada no seu crescimento global em 2016, mas isso não segurou a App Store: a loja virtual de aplicativos faturou 40% a mais em relação ao passado.
Cálculos apontam que a venda de aplicativos rendeu US$28 bilhões para a Apple e os desenvolvedores e atingiu o mais alto faturamento registrado para o Ano Novo.
A empresa divulgou que os desenvolvedores receberam um valor acumulado de US$20 bilhões em 2016. Uma vez que o modelo de negócios da loja paga 70% do faturamento para os desenvolvedores e os outros 30% restantes ficam com a Apple, os cofres da empresa engordaram em US$8 bilhões ao longo do ano. A Apple comemorou também os resultados do fim de ano: no dia 31 de Dezembro, a loja faturou US$240 milhões em vendas, batendo o recorde da data nos anos anteriores.
Analistas apontam para Super Mario Run como um dos responsáveis pelo volume significativo das vendas de Dezembro, que fechou rendendo sozinho US$3 bilhões para a App Store.
O número de aplicativos e jogos disponíveis na loja também aumentou entre 2015 e 2016: a App Store conta agora com 2.2 milhões de produtos para download nos dispositivos móveis, 20% a mais do que havia no ano anterior. É um crescimento ainda mais impressionante quando levamos em consideração que a Apple eliminou muitos aplicativos inválidos recentemente.