Crianças
Categorias

Férias: confira games, apps e cursos de tecnologia para crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos

Você que tem filhos pequenos e adolescentes: não deixe de conferir os artigos que já publicamos a respeito de games, aplicativos e cursos na área de tecnologia. As faixas etárias “0 a 4 anos” e “5 a 10” anos já foram abordadas. Muito provavelmente você encontrará ali títulos interessantíssimos para entreter e manter a cabeça da criançada ocupada com diversão e conhecimento durante as férias.

Hoje vamos abordar uma outra faixa etária. Apresentaremos jogos, apps, dicas de segurança e cursos para crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos. Títulos para smartphones e tablets Android, iOS e Windows Phone, sem falar nos cursos do Instituto iai?.

Vale lembrar que os dois artigos acima mencionados contam também com alguns jogos e aplicativos que são adequados à todas as idades, inclusive para os pais, tios, avós, etc.

Vamos lá!

Games e aplicativos

1) XadrezApp XadrezNada melhor do que um jogo de xadrez, ou chess, para que crianças e adolescentes tenham seu raciocínio estimulado. Jogar xadrez também exige concentração, estratégia, análise de situações diversas e tomadas de decisão, além de ajudar a desenvolver a memória. Aprender os movimentos de cada peça, acredite, é apenas o início.

O aplicativo Xadrez, da Mastersoft, além de gratuito, conta com uma série de recursos bacanas. O jogador pode encarar uma partida contra a máquina, no modo solo, ou então jogar contra um amigo (no mesmo aparelho ou então online).

Ele também conta com histórico de jogadas, dicas, e várias skins diferentes, sendo possível alterar a aparência não somente do tabuleiro, mas também de cada peça. O “treinador virtual” embutido no aplicativo também avisa, caso o jogador assim deseje, sobre erros nas jogadas, e o “analisador” começa a conferir o desempenho do jogador, ofertando os devidos rankings, após a décima partida jogada.

Este é um dos melhores aplicativos de xadrez disponíveis para smartphones e tablets. Baixe gratuitamente para Android e iOS.

2) Enciclopédia Wikipedia

Enciclopédia WikipediaO aplicativo oficial da Wikipedia é extremamente interessante e adequado para crianças e adolescentes, certamente (sem falar nos adultos, claro). Um dos grandes trunfos do aplicativo é sua velocidade, sendo que ele também permite edições.

Outro recurso bacana presente na app é o histórico de leitura, para que o usuário não se perca. Isto sem falar na possibilidade de salvar quaisquer páginas da enciclopédia para ler offline, posteriormente. Disponível também em português do Brasil, a Enciclopédia Wikipedia também permite o compartilhamento de informação nas redes sociais.

Baixe gratuitamente para Android e iOS.

3) Labyrinth 2

Labyrinth 2

Um daqueles jogos para os quais é impossível olharmos sem soltarmos um sonoro “Uau!”, tamanha é sua criatividade e sua beleza, sem falar na diversão que ele é capaz de proporcionar.

O objetivo é fazer com que uma pequena bolinha percorra diversos caminhos intrincados até o objetivo, tudo isto “apenas” movimentando os dispositivos. Não se engane, porém. Os desafios são grandes.

E o “problema” é que a tal bolinha tem de ultrapassar diversos obstáculos, incluindo ventiladores que a empurram para longe, ímãs que fazem com que ela se desvie, muros, buracos, etc.

Os gráficos do jogo são belíssimos, e a impressão de realismo transmitida pelo diferentes materiais nele representados é enorme. A versão Lite de Labyrinth 2 está disponível gratuitamente, para Android e iOS. Ela conta com 20 níveis.

Já a versão completa custa cerca de 13 reais, e inclui até mesmo um editor de níveis (níveis criados por jogadores do mundo todo também podem ser baixados e jogados, vale ressaltar).

Baixe a versão full de Labyrinth 2 para Android e iOS.

4) Asphalt 8: Airborne

Asphalt 8: Airborne

Um ótimo jogo de corrida para tablets e smartphones, desenvolvido pela Gameloft. Asphalt 8: Airborne pertence a uma série renomada de títulos de corrida, e conta com gráficos muito bonitos, além de inúmeros carros licenciados.

O jogador também deve realizar manobras aéreas, o que é uma adição e tanto, além de render pontos. O modo carreira conta com pistas localizadas em diversos pontos do mundo, e também há suporte a partidas multiplayer, para até 8 jogadores ao mesmo tempo.

Baixe gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

5) RunBot

RunBot

Não podemos nos esquecer dos jogos de corrida infinita, não é? Pois bem, RunBot é um petardo. Um runner que, além de contar com gráficos lindíssimos, coloca o jogador na pele de “um robô” que, enquanto corre, deve ir coletando uma série de elementos necessários para que a própria corrida não acabe.

São itens necessários à sua própria manutenção (dentre outros): células de energia, escudos, etc. Também é preciso se desviar de diversos obstáculos, como por exemplo minas, painéis eletrificados, lasers, etc. O robô também pode se movimentar de diferentes maneiras, deslizando, girando e até mesmo voando.

Baixe gratuitamente para Android e iOS.

6) Summoners War: Sky Arena

Summoners War: Sky Arena

Uma mistura de estratégia com RPG e coleta de monstros, mais ou menos ao estilo Pokémon. Summoners War: Sky Arena foi lançado durante a E3 2014, e segundo a empresa por ele responsável, a Com2uS, até o início de Novembro de 2014 ele já havia sido instalado em mais de 20 milhões de dispositivos no mundo todo.

No game, o jogador deve evocar e treinar diversos monstros em batalha, sendo que mais de 400 estão disponíveis. Cada batalha rende XP, cristais e energia, sendo que estes dois últimos itens podem ser utilizados tanto para a evocação de mais monstros quanto para melhorá-los.

Cada monstro conta com sua árvore de evolução individual, e o jogador também tem de cuidar de uma vila, defendendo-a e fortificando-a contra o ataque de outros jogadores, no melhor estilo Clash of Clans.

Baixe gratuitamente para Android e iOS.

7) Série Infinity Blade

Infinity Blade

Um das mais belas séries de games já lançadas para dispositivos móveis. A franquia Infinity Blade conta com gráficos belíssimos, efeitos de iluminação de arrepiar, e jogabilidade, entretanto, bastante simples. Basicamente, o jogador deve atacar, aparar golpes, se desviar e utilizar magias através de gestos simples com o dedo. Deslizando, simples e praticamente.

A série conta com ambientes também belíssimos, bastante vivos, fantásticos, graças ao poder do motor Unreal Engine, da Epic Games.

Cada jogo da franquia custa em média 6 dólares. Trata-se, também, de uma série exclusiva do iOS. Mas para usuários de Android existe também um jogo bastante parecido, uma ótima alternativa, a qual é gratuita no Google Play. Trata-se de Blood & Glory.

  • Baixe Blood & Glory gratuitamente para Android e iOS;

8) Climatempo – Previsão do Tempo

ClimatempoOs adolescentes adoram ir à praia, curtir passeios em dias ensolarados, e coisas do tipo. O aplicativo de previsão do tempo da Climatempo é muito bacana, e ajuda bastante.

Além de seu belo visual, ele conta com previsões para todas as cidades do Brasil e do mundo, além de oferecer imagens via satélite, notícias relacionadas e condições de aeroportos.

Baixe gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

9) Stellarium Mobile Sky Map

Stellarium Mobile Sky MapJá imaginou ter uma espécie de planetário em seu smartphone ou tablet? Pois com o aplicativo Stellarium Mobile Sky Map você pode. O aplicativo exibe belos céus estrelados, informações sobre diversos corpos celestes, e também permite a identificação de estrelas tão logo o usuário aponte a câmera do celular para elas, no céu.

Informações sobre mais de 600.000 estrelas também fazem parte do banco de dados da app, além de nebulosas e galáxias. Stellarium Mobile Sky Map é um aplicativo fantástico, que pode não somente entreter os adolescentes, mas também as crianças e os adultos de qualquer idade. Ele custa cerca de 6 Reais. Baixe para Android e iOS.

10) Smash Hit

Smash Hit

Smash Hit é um jogo que, além de lindíssimo, é divertidíssimo. Nele, digamos que os vidros são levados em alta conta. O jogador deve destruir estruturas de vidro as mais diversas enquanto é conduzido por uma mão invisível, sempre à frente.

Para destruir as tais estruturas e continuar avançando, basta tocar na tela, mirando nos obstáculos. Algumas estruturas de vidro também servem para coletar bolas, vez ou outra, e são estas bolas que devem ser atiradas. Tão logo elas acabem, o jogo também acaba.

O jogo é extremamente relaxante, principalmente devido à sua  trilha sonora, mas também pode irritar bastante, em alguns momentos, exigindo precisão, técnica e atenção, principalmente quando a velocidade aumenta e mais lindas estruturas de vidro aparecem em tela, se movimentando.

Baixe gratuitamente para Android e iOS.

Dicas de segurança para crianças e adolescentes na internet

Segurança

Durante as férias a criançada e os adolescentes acabam passando mais tempo conectados. Sendo assim, sempre é bom pensar na segurança, ou, melhor ainda, em maneiras de reforçá-la.

É bom tentar antecipar tudo de ruim que pode ser encontrado na web, e assim, evitar que seus filhos tenham contato com tudo isso.

A empresa de segurança ESET preparou um interessante Guia para os Pais, o qual pode ser baixado através deste link.

Além disso, fique atento a algumas dicas:

1) Oriente seus filhos sobre os cuidados com a divulgação de informações pessoais na internet. Peça para que eles jamais informem a estranhos dados como telefone, endereço, senhas, etc;

2) Use uma ferramenta para monitorar o acesso deles à internet. O próprio UOL possui uma solução deste tipo;

3) Sempre mantenha uma boa solução de segurança instalada nos computadores, notebooks e demais dispositivos. Antivírus, Firewall, etc;

4) Backups: faça cópias de segurança de seus dados. Sempre;

5) Utilize e ensine a seus filhos a importância de senhas fortes. Ensine-os a criá-las, com letras, números, caracteres especiais, letras minúsculas, maiúsculas, etc. Se possível, use e compartilhe com eles ferramentas de gerenciamento de senhas (as quais também possuem geradores de senhas fortes), como por exemplo o Roboform, o Keepass (gratuito) ou o LastPass (também gratuit0);

6) Nunca deixe crianças pequenas sozinhas por muito tempo em frente ao computador, enquanto na internet. Assegure-se de sempre acompanhá-las, de sempre ensiná-las. Esteja por perto quando derem os primeiros passos “cibernéticos”, acompanhe-as ao longo do caminho. O mesmo também vale para os adolescentes, mas sempre com bastante conversa e explicações de todos os porquês.

Cursos na área de tecnologia para crianças e adolescentes

Cursos Instituto iai?

O Instituto iai? possui alguns cursos muito bacanas para crianças e adolescentes, todos dentro da área de tecnologia. Confira abaixo:

Meu primeiro game – Scratch

  • Neste curso é usada a ferramenta “Scratch”, desenvolvida pelo MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a qual auxilia no desenvolvimento de games. No final do curso, os pais ainda podem conferir a apresentação dos jogos feitos pelos filhos, os quais também têm contato, durante as aulas, com conceitos de criação de personagens e animações;
  • Faixa etária: acima de 07 (sete) anos de idade;
  • Carga Horária: 12 horas;

Lego e Robótica

  • Curso voltado a crianças e adolescentes, os quais aprenderão, durante as aulas, a construir seu próprio robô, com motores e sensores programáveis;
  • Carga horária: 12 horas;

Lógica de Programação 4 Teens

  • Este curso é voltado para adolescentes que já concluíram o curso “Meu Primeiro Game” ou que possuem conhecimento básico em informática.  Ele traz noções mais avançadas sobre desenvolvimento de apps mobile. Através dele os alunos aprendem fundamentos importantes, como variáveis, eventos e controles de fluxo;
  • Faixa etária: 13 a 18 anos;
  • Carga horária: 30 horas;

Mais informações sobre os cursos

  • Os três cursos acima mencionados têm previsão de início entre a segunda quinzena de janeiro e primeira quinzena de fevereiro;
  • Local: iai? Instituto de Artes Interativas;
  • Endereço: Rua Amauri, 352, Itaim Bibi – CEP 01448-000 – São Paulo – SP;
  • Tel: (11) 3071-4017;

O que venho observando é que o ensino da programação está se popularizando no mundo todo, principalmente entre as crianças e adolescentes. Acredito que a campanha da Instituição Code.org está ajudando muito na conscientização, mas o mercado promissor dessa área também acaba influenciando bastante“, disse  Lucas Longo, fundador e CEO do Instituto iai?.

E dá para duvidar?

Finalizando

Acreditamos que com este artigo e os outros dois que já publicamos (faixas etárias “0 a 4 anos” e “5 a 10” – veja no primeiro parágrafo) apresentamos a você uma seleção com muitas coisas bacanas que poderão ajudar bastante durante as férias com seus filhos. Diversão, aprendizado, interação. Aplicativos e games chamativos, bonitos, variados.